Estamos em 1956 e Luciano Sileoni, ainda muito jovem, ganha experiência na carpintaria Farroni: durante o dia faz o que o dono manda; À noite trabalha por conta própria.
Um desses trabalhos é para a sua mãe, Giuditta, que precisa de uma cozinha. O dinheiro é pouco e Luciano deve escolher os materiais mais económicos, utilizando laminado apenas para o exterior das portas e não para o interior. O resultado é uma antevisão do que será o estilo Lube: uma cozinha bem estudada, funcional e muito resistente.
Tão resistente que a Dona Giuditta decidiu trocá-lo apenas em 1990, quase 35 anos depois. Mesmo agora esta cozinha funciona perfeitamente.

Em Itália é uma época de fermentação e de grandes ideias. Luciano Sileoni, jovem carpinteiro, complementa o seu ordenado montando móveis depois do jantar. Um dia propõe ao seu amigo e barbeiro local BENITO RAPONI unir esforços para fabricar móveis.
Foi assim que nasceu numa garagem em Treia a oficina de cozinha artesanal que é hoje a empresa Lube. A 1 de maio de 1967, foi escolhido o nome SIRA (as duas primeiras letras de cada um dos apelidos dos fundadores SILEONI e RAPONI).
Fundamental para o crescimento é a colaboração do representante por excelência da história da Lube, MARIO GRILLI, que consegue fazer com que os primeiros lojistas saiam das fronteiras da cidade, para dar oxigénio ao pequeno negócio.
Já nessa altura, o imperativo de Luciano era satisfazer o cliente.

O pequeno negócio crescia e os espaços já não eram suficientes; Foi necessário arranjar uma nova oficina. Em 1973 foi inaugurada a fábrica da Via Fontevannazza e a empresa adotou o nome Lube (desta vez, as duas primeiras letras dos nomes LUCIANO e BENITO).
No mesmo ano, em setembro, ingressou na empresa o cunhado de Luciano, FABIO GIULIANELLI. O produto é válido e as encomendas multiplicam-se, organiza-se uma rede de vendas adequada e iniciam-se as primeiras colaborações com representantes de toda a Itália, grande parte dos quais ainda hoje se encontram na empresa.
As cozinhas ainda não saíram das fronteiras nacionais porque a produção é totalmente absorvida pela procura interna.

A fábrica da Via Fontevannazza já não é suficiente para satisfazer as exigências de produção.
Foi encontrada uma área industrial em Passo di Treia para onde se mudar e, em agosto de 1993, foi feita uma mudança incrível. A empresa adota o nome Cucine Lube Over e a nova estrutura irá expandir-se ao longo dos anos: cada novo armazém industrial ficará rapidamente lotado. Numa época histórica caracterizada pela globalização, a marca Lube começa a sair das fronteiras nacionais, e inicia a conquista do mercado mundial, cada vez mais interessada na qualidade Made in Italy.
O que era uma pequena oficina de província transforma-se definitivamente numa grande empresa, ainda sediada no seu território de origem.

2003 é o ano decisivo para a sorte do grupo, liderado por quatro sócios: SILEONI e GIULIANELLI decidem dar certezas ao futuro adquirindo a totalidade do pacote de acções.
Neste momento inicia-se o processo de inserção dos filhos na organização da empresa, dando um claro e forte sinal de continuidade. A Lube conta atualmente com 150 mil m2 de área coberta onde trabalham 650 colaboradores, produzindo 75 mil cozinhas por ano para um total de 76 países. Um sistema fotovoltaico de mais de 15 mil painéis foi instalado no telhado da fábrica, produzindo aproximadamente 6 milhões de quilowatts de energia limpa por ano. Os investimentos em tecnologia e informatização são os pilares de sustentação de cada decisão estratégica.
A qualidade, o serviço e o atendimento ao cliente são sempre as prioridades absolutas da estratégia de marketing.

